• O café preto é uma boa bebida para perder peso, desde que seja bebido com moderação e sem muitos açúcares adicionados.
  • No entanto, o café pode levar a um ganho de peso prejudicial à saúde se você não bebê-lo preto, já que muitas bebidas de café populares são carregadas com açúcar e calorias extras. 
  • Para tomar café para emagrecer, não adicione açúcar e tente não tomar mais do que quatro xícaras por dia, ou nas várias horas que antecedem a hora de dormir. 
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O café é a bebida matinal mais consumida em todo o mundo. Na verdade, a população global consome mais de 160 milhões de sacas de café por ano. 

Embora a bebida seja mais popular para aumentar a energia, também pode ser saudável e ajudar com o seu perda de peso metas. 

“O café, quando consumido com moderação e sem muitos adoçantes adicionados, pode ajudar na perda de peso e ser benéfico para sua saúde geral”, disse Ashley Shaw , RD, nutricionista registrada na Preg Appetit. 

Aqui está o que você deve saber sobre café e perda de peso, e quanto você deve beber para perder peso. 

Sim, o café pode ajudar na perda de peso

O café contém nutrientes como niacina, potássio , magnésio e antioxidantes – que podem melhorar a saúde digestiva, apoiar a função muscular e levar a uma saúde cardíaca melhor. Ele também contém cafeína , que aumenta o metabolismo, melhora a energia e pode promover a perda de peso. 

Aqui estão alguns benefícios relacionados à saúde e perda de peso desta bebida que aumenta a energia:

O café preto é uma bebida de baixa caloria. A perda de peso está associada a um déficit calórico, que ocorre quando você consome menos calorias do que queima. Uma forma popular de ajudar a atingir um déficit calórico é consumir menos calorias do que a ingestão calórica normal. 

O café preto é uma bebida ideal para perder peso, pois contém menos de 5 calorias por porção (uma xícara 8-0z). No entanto, só tem baixa caloria se você beber preto. 

“Embora o café preto tenha poucas calorias, ele pode rapidamente se tornar rico em calorias, açúcar e gorduras quando diferentes leites e açúcares são adicionados a ele”, diz Shaw. 

A cafeína aumenta o metabolismo. O metabolismo é o processo pelo qual o corpo decompõe os nutrientes e utiliza as calorias dos alimentos ao longo do dia. A cafeína, um estimulante encontrado no café, é uma das poucas substâncias que podem aumentar sua taxa metabólica basal (TMB) , também conhecida como a taxa na qual você queima calorias enquanto descansa. 

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Um pequeno estudo de 2018 descobriu que os participantes que beberam várias doses de café ao longo de dois meses tinham metabólitos maiores, um produto do metabolismo. Um metabolismo mais alto ou mais rápido permitirá que você queime mais calorias em repouso ou durante a atividade física , o que pode ajudar na perda de peso. 

“Há um crescente corpo de pesquisas sobre como o consumo de café está positivamente associado à TMB, no entanto, é importante ter em mente que metabolizamos alimentos e bebidas em taxas diferentes. O café pode aumentar a taxa metabólica de uma pessoa, mas não de outra”, diz Shaw.

A cafeína pode diminuir a sensação de fome. O apetite é influenciado por vários fatores, incluindo o tipo de alimento que você ingere, os níveis de atividade física e os hormônios. Embora não haja pesquisas suficientes para determinar uma relação de causa e efeito para a cafeína que reduz o apetite, estudos mostraram que ela pode reduzir os níveis de grelina , o hormônio que faz você sentir fome. 

Um pequeno estudo de 2014 descobriu que os participantes aumentaram a sensação de saciedade e reduziram a ingestão de alimentos apenas quatro semanas após beber café diariamente com base em seus níveis de grelina. 

“A cafeína também estimula o hormônio da saciedade, peptídeo YY (PYY) . Mais PYY significa que você se sentirá saciado e com menos fome”, diz Shaw. 

O café também pode ser prejudicial à saúde e levar ao ganho de peso 

O café tem muitos benefícios que promovem a perda de peso, mas existem desvantagens potenciais, diz Shaw. Aqui estão algumas das desvantagens do café a serem consideradas ao incorporá-lo em sua dieta: 

Algumas bebidas de café contêm muitas calorias e açúcar. Ao beber café para perder peso, é melhor evitar adicionar calorias à sua bebida. Pode ser tentador adicionar leite ou açúcar ao café, mas isso pode rapidamente adicionar calorias à sua bebida, diz Shaw. 

Muitas bebidas populares de café já são ricas em calorias, incluindo os próprios Mocha Frappuccino® e Caramel Macchiato da Starbucks, que contêm 370 e 250 calorias, respectivamente. Consumir mais calorias do que a ingestão normal evita que você atinja um déficit calórico para perda de peso e, em vez disso, leva ao ganho de peso, diz Shaw.

A cafeína pode reduzir o sono. A falta de sono está frequentemente associada ao aumento do apetite e da fome , especificamente por alimentos com alto teor calórico. Estudos têm atribuído a falta de sono ao aumento da grelina , o hormônio que regula a sensação de fome, o que pode resultar em maior consumo de calorias e ganho de peso. 

“A cafeína encontrada no café bloqueia os receptores de adenosina que causam sonolência, fazendo com que você se sinta mais acordado. Sugiro cortar a cafeína pelo menos seis a sete horas antes de deitar para um sono de qualidade e regulação hormonal”, diz Shaw. 

Como beber café para perder peso

Para receber os benefícios do café para a saúde e perder peso, Shaw recomenda não beber mais do que quatro xícaras de café de 8 onças por dia, o que equivale a 400 mg de cafeína. 
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“Quatro xícaras de café por dia proporcionam os benefícios de se sentir mais acordado e melhor metabolismo da gordura, ao mesmo tempo em que não é muito para afetar o sono e a fome”, diz Shaw. Beber uma xícara a cada duas horas seria razoável para sentir os efeitos duradouros em cada intervalo, diz ela. 

No entanto, se você gosta de café forte , beba menos xícaras para obter, no máximo, 400 mg de cafeína por dia. “O café identificado como ‘forte’ tem maior teor de cafeína porque há uma concentração maior de café por porção de água”, diz Shaw. 

O café preto é melhor para perda de peso, pois não contém açúcares ou gorduras adicionados que podem contribuir para o ganho de peso, diz Shaw. No entanto, se você gosta do seu café doce, aqui estão alguns adoçantes alternativos de baixa caloria para usar: 

  • Adoçantes à base de frutas como eritritol ou extrato de fruta de monge
  • Adoçantes à base de plantas, como estévia e xarope de yacon
  • Álcoois de açúcar como xilitol e maltitol 

Se você é novo no consumo de café puro, pode ser útil reduzir as doses de adoçante até que você se acostume com o gosto amargo. Se você tem um estômago sensível, é melhor comer junto com o café, pois essa bebida ácida pode causar desconforto gástrico, diz Shaw. Muito estresse em seu sistema digestivo pode causar ganho de peso, diz ela.