Quem NÃO deve jejuar?

Você não deve fazer jejum intermitente se você:

  • Baixo peso (IMC <18,5) ou transtorno alimentar, como anorexia .
  • Grávida – você precisa de nutrientes extras para seu filho.
  • Amamentação – você precisa de nutrientes extras para seu filho.
  • Uma criança com menos de 18 anos – você precisa de nutrientes extras para crescer.

Você provavelmente pode jejuar, mas pode precisar de supervisão médica, sob estas condições:

  • Se você tem diabetes mellitus tipo 1 ou tipo 2 .
  • Se você toma medicamentos prescritos.
  • Se você tem gota ou ácido úrico alto.
  • Se você tiver quaisquer condições médicas graves, como doença hepática, doença renal ou doença cardíaca.

O jejum intermitente não vai me colocar no modo de fome?

Não é provável. Este é o mito mais comum sobre o jejum intermitente e geralmente não é verdade.

 Na verdade, alguns estudos indicam que o jejum intermitente pode até aumentar a taxa metabólica basal (pelo menos inicialmente) e pode melhorar a composição corporal geral.

Posso fazer exercícios durante o jejum?

Sim. Você pode continuar todas as suas atividades habituais, incluindo exercícios, durante o jejum.

 Você não precisa comer antes de se exercitar para fornecer energia.

 Em vez disso, seu corpo pode queimar a energia armazenada (como a gordura corporal) como combustível.

No entanto, para exercícios aeróbicos de longa duração, comer antes do exercício pode aumentar o desempenho.

Também é importante beber líquidos e repor sódio (sal) em torno dos exercícios durante o jejum. É bom saber se você está competindo. Saber mais

Quais são os possíveis efeitos colaterais?

O jejum intermitente pode ter vários efeitos colaterais possíveis.

 Veja o que fazer se você os encontrar:

  • A fome é o efeito colateral mais comum do jejum intermitente. Isso pode ser menos problemático se você já estiver em uma dieta cetônica ou com baixo teor de carboidratos e gorduras.
  • A constipação é comum. Menos entrar significa menos sair. No entanto, lembre-se de que essa é uma resposta normal ao comer menos. Não é uma preocupação e não deve exigir tratamento, a menos que você sinta inchaço significativo ou desconforto abdominal. Laxantes padrão ou suplementos de magnésio podem ser usados, se necessário.
  • As dores de cabeça são comuns e tendem a desaparecer após as primeiras vezes em jejuns.

     Tomar um pouco de sal extra geralmente ajuda a mitigar essas dores de cabeça.

  • A água mineral pode ajudar se seu estômago tende a borbulhar.
  • Outros possíveis efeitos colaterais incluem tonturas , azia e cãibras musculares . Saber mais

Um efeito colateral mais sério é a síndrome de realimentação . Felizmente, isso é raro e geralmente só acontece com jejuns prolongados (5-10 dias ou mais) quando a pessoa está desnutrida.

Uma vez que a maioria desses efeitos colaterais são controláveis, eles não significam que você tenha que interromper o jejum. No entanto, se você realmente não se sentir bem, estiver excessivamente tonto, profundamente fraco ou tiver outros sintomas graves, você deve quebrar o jejum.

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Apenas lembre-se de ir devagar ao quebrá-lo e priorizar líquidos e sal (caldo de osso é uma ótima maneira de começar). E, claro, se os sintomas persistirem, consulte seu médico imediatamente.

Felizmente, os efeitos colaterais graves são muito raros, especialmente se você permanecer hidratado e suplementar com eletrólitos .

Saiba mais sobre os efeitos colaterais comuns do jejum 

Por que meu açúcar no sangue aumenta durante o jejum?

Embora isso não aconteça com todas as pessoas, pode ocorrer devido a alterações hormonais que ocorrem durante o jejum intermitente. Seu corpo está produzindo açúcar para fornecer energia para seu sistema. Esta é uma variação do fenômeno do amanhecer e, em geral, não é uma preocupação, desde que os açúcares no sangue não aumentem durante o resto do dia.

Como faço para controlar a fome?

A coisa mais importante a perceber é que a fome geralmente passa como uma onda. Muitas pessoas temem que a fome durante o jejum intermitente continue a aumentar até se tornar insuportável, mas isso normalmente não acontece.

Em vez disso, a fome vem em uma onda. Se você simplesmente ignorar e beber uma xícara de chá ou café, muitas vezes passa.

Durante jejuns prolongados, a fome geralmente aumenta até o segundo dia. Depois disso, ele diminui gradualmente e muitas pessoas relatam uma perda completa da sensação de fome no terceiro ou quarto dia.

Seu corpo agora está sendo alimentado por gordura. Em essência, seu corpo está “comendo” sua própria gordura no café da manhã, almoço e jantar e, portanto, não está mais com fome.